23 de novembro de 2014

Do Brasil para o Mundo...




Por Tereza Amaral
com dados do Cimi

 “Então, daí em diante, Tupã virá para abençoar.
Também virão outros Deuses para abençoar.
Para que não exista mais a palavra má.
Devo fazer com que desabroche a criança.
Hei de fazer que desabrochem as mais belas crianças.
Eu te conto meu pai.
Hei de contar-te...
Hei de contar-te do dizer do takua da nossa avó no passado
Até então meu antigo dizer.
Até então o antigo dizer do meu maracá.
Até então o antigo brilho da minha cruz que é abençoada ali.
No novo broto da antiga terra perfeita”

Atanásio Teixeira
Grande Nhanderu Kaiowá Guarani

A citação  acima está no Relatório AS VIOLÊNCIAS CONTRA OS POVOS INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL E as resistências do Bem Viver por uma Terra Sem Males. Os dados de 2003 a 2010 são pra lá de assustadores e precisam novamente ecoar pelo mundo:

"Nos últimos 8 anos mais de 4.000 crianças indígenas sofreram por desnutrição em Mato Grosso do Sul. Em 2003 a taxa de mortalidade por desnutrição foi de 93 crianças para cada 1000/nascimentos. Em 2004 a
taxa foi de 63 crianças. Em 2005 acontece um surto histórico de mortes por
desnutrição. Nos últimos 8 anos foram assassinados 250 indígenas em Mato Grosso do Sul.Vejam RELATÓRIO

Em 2013  foram registrados 53 assassinato e o Mato Grosso do Sul continuou em evidência com  33 casos, continuando à frente no número de  mortes de indígenas Guarani-Kaiowá ( 31 ocorrências) e do povo Terena (2 casos). Ver ULTIMO RELATÓRIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário