4 de janeiro de 2015

Epidemia de Suicídio Guarani-Kaiowá é Matéria do The New York Times

jornalista multimídia e cineasta




Amigos e familiares se reuniram em torno do corpo inerte de um menino de 15 anos de idade, colocado para fora em uma cama de uma cabana de palha próxima à cidade brasileira de Iguatemi, perto da fronteira com o Paraguai. Um xamã balançou um pequeno chocalho de madeira enquanto canta e dança - ritos finais para mais uma vítima de uma epidemia de suicídios que tem atormentado os índios Guarani no estado brasileiro do Mato Grosso do Sul.

O menino, Dedson Garcete, havia se enforcado - um dos 36 suicídios entre os membros da tribo em 2014, até setembro, e um dos cerca de 500 entre a tribo de 45.000 desde 2004, de acordo com Zelik Trajber, um pediatra da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, no Mato Grosso do Sul.

Os povos indígenas sofrem maior risco de suicídio entre grupos étnicos ou culturais em todo o mundo. Australianas e homens aborígenes, 25 a 29 anos, de Torres Strait Islander  têm uma taxa de suicídio quatro vezes maior do que a população em geral na mesma faixa etária, na Austrália, de acordo com o Departamento de Saúde do país.

Nos Estados Unidos, o suicídio é a segunda principal causa de morte, atrás de acidentes, para idades de homens do Alasca (15 a 34 anos), e é duas vezes e meia maior do que a média nacional para essa faixa etária (Centers for Disease Controle e Prevenção de relatórios).

Entre os indígenas no Brasil, a taxa de suicídio foi seis vezes maior que a média nacional, em 2013, de acordo com um estudo divulgado em outubro pelo Ministério da Saúde do Brasil. Isso se traduz em 30 suicídios por 100.000 pessoas. Entre os membros da tribo Guarani, o maior do Brasil, a taxa é estimada em mais de duas vezes maior que a taxa indígena acima de tudo, disse o estudo.

Na verdade, pode ser ainda maior. O Conselho Indigenista Missionário diz que houve mais de 70 suicídios em 2013, substancialmente mais do que o valor de 49 fornecida pelo Dr. Trajber.

Os Guarani já deixaram sua casa na terra fértil do sudoeste do Brasil, onde trechos de vastas florestas e savanas foram transformadas em fazendas e ranchos. No processo, a tribo tem sido despojada e arrancada de seu modo de vida tradicional. Vivem em extrema pobreza e discriminação perto dos agricultores e pecuaristas que ocupam a terra que já foi deles.

"Viver nesse não-lugar, eles cometem suicídio", disse Maria de Lourdes Beldi de Alcântara, uma antropóloga da Universidade de São Paulo, que durante anos tem estudado suicídios de adolescentes entre os Guarani.

Há quase 100 anos, o povo Guarani que vive hoje principalmente no Brasil e no Paraguai foi expulso de suas terras ancestrais, quando o governo brasileiro concedeu a agricultores e pecuaristas o título legal para essa terra. Os membros da tribo foram colocados em reservas lotadas e muitas vezes separados de membros da família.

Então, em 1988, o governo brasileiro criou uma nova Constituição que estabelece direitos para os povos indígenas. Entre eles: dando aos Guarani e outras famílias indígenas o direito de reaver a sua terra ancestral, um processo que tem sido lento e frustrante para ambos -  índios e fazendeiros - e que os colocou ainda mais em desacordo.

Em muitos casos, os agricultores, também, viveram em Mato Grosso do Sul por gerações. Eles formaram suas famílias lá, trabalharam e lucraram com a terra, a partir primeiro do mate (uma espécie de chá) e mais tarde a partir de cana-de-açúcar e soja. Como o Guarani, eles estão enraizados na terra, gerando conflito entre proprietários de terras e os guaranis tanto cultural como material. A reintegração de posse da terra ancestral dos indígenas como parte integrante de revitalizar suas tradições culturais e recuperar a sua sensação de bem-estar é vista por fazendeiros e agricultores  como um obstáculo para o progresso e desenvolvimento do Brasil.

James Anaya, relator especial das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas de 2008 a maio do ano passado, disse que os suicídios entre jovens indígenas, em todo o mundo, são comuns em situações em que os membros da tribo viram a revolta de sua cultura, isso resulta no indígena a falta de auto-confiança e aterramento sobre quem eles são.

No sudoeste do Brasil, segundo ele, a angústia, a pobreza e a violência contra líderes tribais têm levado ao desespero  os adolescentes Guarani que sentem que não têm futuro. "Eles veem tomando suas próprias vidas, como, infelizmente, e, infelizmente, uma opção", disse ele.

Professor Alcantara disse que ao longo dos últimos 10 anos os membros da tribo passaram a viver entre duas culturas - a cultura de cidades próximas, onde são discriminados e a cultura de sua própria tribo. Membros da tribo jovens, em particular,  sentem que não pertencem nem à cidade ou à tribo, disse ela.

Tonico Benites, antropólogo Guarani, disse que durante a ditadura (1970 e 1980) no Brasil as condições nas reservas deterioraram: Houve superlotação e as famílias se separaram. Hoje, a situação tornou-se ainda pior, disse ele, e muitos Guarani se sentem solitários e isolados.

"Em algum momento, muitas pessoas que eu conhecia, amigos, tinham perdido a sua autonomia, a sua maneira de se sustentarem," disse ele. "Então, eles acabam pensando sobre a morte."

Fora da reserva, Guarani sofre preconceito extremo, ameaças e, pior, disse o Dr. Benites. "Isso aconteceu comigo três vezes, quando eu estava esperando na beira da estrada e um caminhão veio em alta velocidade em direção a mim", lembrou. "Eu tive que pular, caso contrário, teria batido e me matado ... e depois eles diria que é um acidente, mas não é."

Ele disse que pistoleiros contratados por fazendeiros queimam cabanas Guarani, torturando seus amigos e mataram líderes tribais.

Mr. Anaya, professor de Direito na Universidade de Arizona, disse que acredita que os sistemas de ensino, melhorando para os Guarani e outros grupos indígenas pode ajudar. "Precisamos de educação que não tente tirar das crianças indígenas a sua identidade, mas sim ajudar a reforçá-lo com todas as ferramentas modernas que são apropriadas para a vida moderna", disse ele.

Ambos os lados querem uma solução pacífica, mas em pequenas aldeias Guarani em todo Mato Grosso do Sul, meninos guaranis como Dedson continuam no desespero.

"Nossa maior esperança, para o qual lutamos todos os dias, segundo Dr. Benites, "é que nossos filhos possam ser mais felizes no futuro. Que um dia eles possam viver um outro tipo de vida, uma vida melhor. " Ler Original também AQUI!

Um comentário:

  1. Frente De Resistencia Continental !!
    Marcos Veron, Vive !!
    Mato Grosso do Sul
    Dourados
    Agronegócio Criminoso , Controla o Estado .

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