6 de junho de 2014

Valmir Guarani-Kaiowá: Torturadores interrogaram sobre Cacique Ládio e a sua irmã Valdelice Veron

© Sarah Shenker/Survival

Por Tereza Amaral com Gian Marco Longato*

Os quatro homens encapuzados que sequestraram  o jovem líder Valmir Guarani-Kaiowá também queriam informações sobre lideranças, dentre eles o cacique Ládio e sua irmã Valdelice Veron, ambos ameaçados de morte.
O genro do cacique Nísio Gomes, assassinado pelo latifúndio em 2011, foi indagado sobre os irmãos Veron antes de ser abandonado com os olhos vedados e amarrado a uma àrvore com uma substância líquida na boca.

Modus Operandi


Usando uma `tecnica`diferente das utilizadas pelos pistoleiros, os encapuzados fizeram perguntas e não efetuaram disparos contra a vítima como ocorre nos crimes de pistolagem. Eles usaram uma `pedagogia`de terror diferente, mais parecida com milícia e defroma cruel como forma de exemplo: morte lenta.
 ‘Me amarraram e falaram para mim que era para morrer lá, que ninguém iria me encontrar mais. Colocaram um líquido amargo na minha boca, e pediram para engolir. Depois deu vários tiros no meu ouvido e não ouvi mais, fiquei surdo um pouco, depois eles quatro foram embora no carro, disse Valmir em matéria à Survival. 
Os torturadores e assassinos - não contavam que ele iria conseguir escapar - ironicamente usaram uma árvore. Nada demais de não fosse a forma que os jovens indígenas tiram as sus próprias vidas.Valmir é testemunha chave do assassinato do seu sogro Nísio Lopes, executado em 2011.
* Em razão das informações repassadas a este Blog, e cuja fonte será mantida sob sigilo, solicitamos que o Ministério Público Federal do Mato Grosso do Sul tome providências urgentes para proteger as vidas de todos os indígenas envolvidos no `interrogatório` feito pelos encapuzados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário