24 de maio de 2014

TEKOHA GUASU

Tonico Benites, sentado  (C) ao lado do cacique Ládio Veron (E)

"Os Guarani Kaiowá têm ligação e conexão

 direta com os territórios específicos, considerando-

se a si e aos territórios como uma só família, dado

 que o território específico é visto por esses 

indígenas como humano".


Lideranças reunidas na Aty Guasu que encerra amanhãe.html

Por Tereza Amaral

Líderes indígenas do Mato Grosso do Sul continuam reunidos na Grande Assembleia dos Povos Guarani-Kaiowá (Aty Guasu) cuja pauta discute, dentre outros assuntos, o tema`território e segurança`. A territorialidade revelada na resistência pelas terras  retomadas mostra a identidade de um povo , demonstrando a condição de pertencimentos aos territórios de origem.

O porta voz da Aty Guasu, Tonico Benites, mestre e doutor em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em um artigo publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e ABA (Associação Brasileira de Antropologia) discorre sobre o assunto e  também destaca o papel da Aty Guasu - assembleia geral realizada entre  lideranças políticas e religiosas dos Guarani e Kaiowá  desde a década de 70.
Leia Artigo e entenda a importância vital do território sagrado (tekoha): 

A pretensão deste artigo é fazer uma breve análise das motivações principais que levaram historicamente e ainda levam hoje os Guarani Kaiowá a retornarem aos territórios tradicionais, tekoha guasu, de onde foram expulsos e dispersos. Além disso, pretende-se ressaltar os significados vitais dos territórios específicos reivindicados para os povos Guarani Kaiowá. Esses territórios tradicionais estão localizados nas margens das bacias dos rios situados no cone sul do estado do Mato Grosso do Sul.
Como é sabido, no início da segunda metade do século XX, intensificou-se o processo de colonização oficial do sul do atual estado do Mato Grosso do Sul, e inúmeras comunidades Guarani Kaiowá foram expropriadas e expulsas de seus territórios antigos, sendo, na maioria dos casos, transferidas e confinadas nas Reservas Indígenas e/ou Postos Indígenas do Serviço de Proteção dos Índios (SPI). Diante desse quadro, iniciativas de articulação e luta de várias lideranças Guarani e Kaiowá para retornar aos antigos territórios começaram a despontar no final da década de 1970.


Os grandes rituais religiosos – jeroky guasu – foram fundamentais para os líderes políticos e religiosos se envolverem nos processos de reocupação e recuperação dos territórios tradicionais específicos. A atuação, ação e valorização dos saberes Guarani Kaiowá, rituais religiosos e a intermediação dos líderes religiosos nos processos de reocupação e recuperação de parte dos territórios tradicionais foram e são muito importantes para este povo. Nesse sentido, é importante explicitar que as manifestações rituais e religiosas observadas em situações de reocupação de territórios tradicionais expressam uma ação e concepção indígena bem específica e inteiramente desconhecida dos não indígenas, gerando diferentes reações e posições entre as diversas autoridades envolvidas em conflitos fundiários, tais como, fazendeiros e instituições do Estado brasileiro, e Justiça.Continue lendo AQUI!

ASSINE PELA VIDA!
Fotos _ Dionedison Candido

Nenhum comentário:

Postar um comentário