Tonico Benites, sentado (C) ao lado do cacique Ládio Veron (E) |
"Os Guarani e Kaiowá têm ligação e conexão
direta com os territórios específicos, considerando-
se a si e aos territórios como uma só família, dado
que o território específico é visto por esses
indígenas como humano".
Lideranças reunidas na Aty Guasu que encerra amanhãe.html
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Por Tereza Amaral
Líderes indígenas do Mato Grosso do Sul continuam reunidos na Grande Assembleia dos Povos Guarani-Kaiowá (Aty Guasu) cuja pauta discute, dentre outros assuntos, o tema`território e segurança`. A territorialidade revelada na resistência pelas terras retomadas mostra a identidade de um povo , demonstrando a condição de pertencimentos aos territórios de origem.
O porta voz da Aty Guasu, Tonico Benites, mestre e doutor em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em um artigo publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e ABA (Associação Brasileira de Antropologia) discorre sobre o assunto e também destaca o papel da Aty Guasu - assembleia geral realizada entre lideranças políticas e religiosas dos Guarani e Kaiowá desde a década de 70.
Leia Artigo e entenda a importância vital do território sagrado (tekoha):
A pretensão deste artigo é fazer uma breve análise das motivações principais que levaram historicamente e ainda levam hoje os Guarani e Kaiowá a retornarem aos territórios tradicionais, tekoha guasu, de onde foram expulsos e dispersos. Além disso, pretende-se ressaltar os significados vitais dos territórios específicos reivindicados para os povos Guarani e Kaiowá. Esses territórios tradicionais estão localizados nas margens das bacias dos rios situados no cone sul do estado do Mato Grosso do Sul.
Como é sabido, no início da segunda metade do século XX, intensificou-se o processo de colonização oficial do sul do atual estado do Mato Grosso do Sul, e inúmeras comunidades Guarani e Kaiowá foram expropriadas e expulsas de seus territórios antigos, sendo, na maioria dos casos, transferidas e confinadas nas Reservas Indígenas e/ou Postos Indígenas do Serviço de Proteção dos Índios (SPI). Diante desse quadro, iniciativas de articulação e luta de várias lideranças Guarani e Kaiowá para retornar aos antigos territórios começaram a despontar no final da década de 1970.
Os grandes rituais religiosos – jeroky guasu – foram fundamentais para os líderes políticos e religiosos se envolverem nos processos de reocupação e recuperação dos territórios tradicionais específicos. A atuação, ação e valorização dos saberes Guarani e Kaiowá, rituais religiosos e a intermediação dos líderes religiosos nos processos de reocupação e recuperação de parte dos territórios tradicionais foram e são muito importantes para este povo. Nesse sentido, é importante explicitar que as manifestações rituais e religiosas observadas em situações de reocupação de territórios tradicionais expressam uma ação e concepção indígena bem específica e inteiramente desconhecida dos não indígenas, gerando diferentes reações e posições entre as diversas autoridades envolvidas em conflitos fundiários, tais como, fazendeiros e instituições do Estado brasileiro, e Justiça.Continue lendo AQUI!
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Fotos _ Dionedison Candido
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